Essência de paz e tranquilidade em meio ao agito do bairro de Pinheiros, na capital paulista, a arquiteta Fernanda Angelo e a designer Elisa Meirelles mostram que a decoração é a melhor solução para transformar um imóvel alugado.
O Estúdio
O Projeto
O ambiente, longo e estreito, permitiu o uso da criatividade na divisão dos espaços. O piso em madeira Cumaru, usado nas áreas comuns, manteve o sentimento de integração. No estar, o mobiliário traduziu a identidade despojada. O rack, extensão da estante, possui formas geométricas que se desencontram, trazendo movimento ao espaço. O sofá cinza, no mesmo tom das cortinas, compõe o conforto, assim como a forte presença da madeira. A escolha do branco nas paredes ajuda a destacar os itens de decoração e, seguindo a ideia de praticidade, as peças conceituais aparecem no espaço. Enquanto a poltrona da designer Claudia Moreira Salles traz renome, o tapete colorido, a alegria necessária.
As refeições são feitas em uma elegante mesa de tom escuro na sala de jantar. O charme do móvel está no contraste entre o off-white do estofado das cadeiras e o preto da estrutura em um décor enche os olhos. O pendente cobre possui um estilo moderno com lâmpadas nas pontas e o espelho redondo, assinado pelo Estúdio, que foi projetado para dar amplitude, além de continuidade ao conceito.
Living e sala de jantar contam com a presença de uma peça especial: o carrinho bar. Como a moradora recebe muitos amigos, requisitou um bar móvel que pudesse levar em qualquer lugar da casa, até mesmo no quintal, para nos dias de churrasco. O móvel, feito por encomenda, comporta as bebidas e um espaço para preparar os drinks.
No caminho para a cozinha, a atenção aos detalhes aparece novamente. O aparador com portas e gavetas vermelhas sem puxadores remete, mais uma vez, à personalidade das clientes. O ponto de cor em um local neutro se destaca. Vasos com plantas dão vida ao corredor, ao mesmo tempo em que transmitem uma serenidade.
O estilo industrial foi o eleito para a cozinha. A arquiteta e a designer de interiores do Estúdio Cipó investiram em cores fortes para os móveis, com ardósia cinza nas bancadas e a marcenaria em fórmica preta. Para aproveitar ao máximo o ambiente, o fogão e a pia foram embutidos. O toque rústico está presente na prateleira produzida em madeira de demolição, posicionada para deixar os temperos à mão na hora de preparar os alimentos. Para finalizar, o revestimento subway tile, inspirado nos metrôs de Londres, Nova York e Paris, e a iluminação com pendentes de ferro carregam o conceito urbano.
Seguindo para o andar superior, a escada, em madeira peroba rosa, passou por um processo de restauração que a deixou em harmonia com os demais elementos. O formato de escultura realçou a peça no espaço. Para finalizar, o guarda-corpo de vidro trouxe um toque de modernidade à escada.
Atravessando o corredor, uma região por vezes esquecida da casa, as profissionais pensaram em cada adorno para compor o décor. “Indo na contramão dos projetos, decidimos aproveitar ao máximo este ambiente”, disse Elisa. A marcenaria do Estúdio esteve no cabideiro, que serve de apoio para pendurar mochilas, bolsas e casacos. Os banquinhos coloridos, desenvolvidos sob medida, e os nichos de madeira guardam os objetos que foram adquiridos em viagens especiais e remetem às lembranças de família. Para arrematar, plantas e quadros de tamanhos diferentes foram os responsáveis pelo charme. Todos esses elementos reunidos transformam um local, que seria apenas de passagem, em um caminho admirável.
O banheiro social está localizado no meio dos dois quartos. O espaço recebeu muitos materiais de qualidade escolhidos a dedo pelo Estúdio: a inspiração industrial é presente com o revestimento subway tile, box e as esquadrias em tom preto. A bancada e o piso em mármore Carrara completam com a sofisticação.
O maior desafio, porém, estava na suíte. Utilizando as expertises de Fernanda Angelo e Elisa Meirelles, o espaço reduzido foi aproveitado com sucesso. Para tanto, o minimalismo do estilo escandinavo foi a solução perfeita para driblar os obstáculos na decoração. “Desenvolvemos um painel de TV com espaço de armário para a cliente usar como guardar bolsas e outros artigos pessoais”, conta Fernanda. A penteadeira, um dos móveis que mais chamam a atenção, recebeu as joias e itens de maquiagem. Com tanto cuidado, não tem como fugir da sensação de acolhimento do quarto.
1 comment