A Arquitetura e o Design andam juntos e um complementa e influencia diretamente no outro. Durante as diversas fases e estilos que marcaram a história ao longo dos anos a produção dos dois sempre ocorreu em paralelo.
Esse post é sobre aqueles itens de design que todo mundo conhece, pode até não saber o nome ou quem o fez, mas com certeza já viu em algum lugar. São itens atemporais que sempre vão ser considerados ícones do design.
– A cadeira Wassily de Marcel Breuer
Marcel Breuer estudou na Bauhaus e criou a primeira cadeira na qual foi utilizado aço tubular dobrado como estrutura de apoio. Foi inspirada na estrutura de tubos de aço da bicicleta e foi uma inovação na resistência e no conforto das cadeiras.


– A Mesa Saarinen de Eero Saarinen


– Cadeira Vermelha e Azul e Cadeira Zig Zag de Gerrit Rietveld
Composta visualmente por planos horizontais e verticais, a peça tornou-se parte do movimento artístico “de Stijl” – que contava com Mondrian como um de seus maiores expoentes – ao ser coberta por cores primárias em 1923.



– Coleção Barcelona de Ludwig Mies van der Rohe




– Cadeira Paimio de Alvar Aalto


– Eames Lounge Chair e Ottoman por Charles e Ray Eames


– Sofá e Poltrona LC2 de Le Corbusier
Le Corbusier foi um dos principais ícones da arquitetura moderna. Sua produção de mobiliário seguiu a mesma linha da sua arquitetura, ou seja, funcional e sem adornos. Esta linha é chamada de “grand confort” e de Cushion Baskets, ou seja, “cestos de almofada”, pelo fato da estrutura ser externa e segurar as almofadas do sofá.




– Cadeira Egg e Cadeira Swan de Arne Jacobsen
No final dos anos 50 Arne Jacobsen projetou o Hotel Royal, em Copenhaga, e para o projeto desenhou uma poltrona que se tornou um dos maiores símbolos de design de móveis no mundo, a The Egg.




– Luminária Arco de Achille Castiglioni
A luminária Arco foi concebida em 1962. Achille queria desenhar um pendente que dispensasse furos no forro para sua instalação – ele e seu irmão Pier Giacomo, com quem trabalhava na época, buscaram inspiração nos postes de rua. Viram que fixadas ao chão, as luminárias teriam uma forma que as permitiam lançar seus fachos de luz a longas distâncias.


– Cadeira Diamante de Harry Bertoia
Desenhada em 1952 por Harry Bertoia, é uma cadeira que mudou a história do mobiliário. A criações de Bertoia não só eram funcionais como também constituíam estudo de forma e espaço.




-Mesa de Centro Noguchi
Isamu Noguchi sempre teve sua arte mais direcionada à escultura que ao design em si. Desenvolveu sua primeira mesa em 1939 para a casa do então presidente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. A mesa de centro Noguchi é uma releitura desse primeiro projeto e é um dos mais conhecidos trabalhos do designer, sendo descrita por ele próprio como sendo o melhor por ele já feito.

2 comments