Um estilo interessante, diferente e super criativo está se formando. Você consegue maginar o que compõem uma decoração Maxi minimalista?
Sou só eu ou o minimalismo parece uma coisa tão do passado?
Não me entenda mal: adoro um ambiente limpo e elegante; Entretanto, temos que admitir que naquela paleta de cores super neutra do minimalismo faltam detalhes descolados fazendo com que a decoração pareça um tanto fria. Acho que a mudança para o "mais é mais" está acontecendo porque você só pode ser criativo com o minimalismo até certo ponto. Confesso que acho lindo, mas o estilo realmente limita a paleta de cores e as opções de móveis e design. Mas, apesar de desejarmos cores, estampas e uma dose de ousadia, o maximalismo pode parecer um pouco mais do que estamos preparados. Felizmente, existe uma nova tendência de design e decoração que funciona como um meio termo entre os dois estilos. Te apresento o Maxi-minimalismo.
Hum, o que? O Maxi-minimalismo é exatamente o que parece ser: a união da atitude do minimalismo com personalidade do maximalismo.
Ele se baseia em formas e linhas simples, iluminadas por cores marcantes, com um enfoque grande na arte e no design mid-century modern. Pense no trabalho de Josef Albers, Ellsworth Kelly ou de Matisse. Você até pode não ter ouvido o termo "maxi-minimalismo" antes, mas provavelmente já viu (e adorou!). Provavelmente já se deparou com ele em algum co-working, café ou em algum hotel em que se hospedou.
O maxi-minimalismo está em ascensão, e honestamente, eu não poderia estar mais feliz. Para simplificar, ele é uma ótima maneira de adicionar um toque pessoal a um espaço sóbrio e elegante. E apesar de todo mundo se preocupar em deixar o espaço organizado (obrigada Marie Kondo), o maxi-minimalismo prova que mesmo assim ainda dá para se divertir.
Com o nosso mundo cada vez mais caótico, parece que o conceito de eliminar excessos e criar espaços tranquilos está aqui para ficar. Mas, a ideia de expressar a sua personalidade também está crescendo e a nossa cultura está, cada vez mais, se orientando visualmente.
Está empolgada com a chegada desses novos ares? Aqui estão cinco formas fáceis de levar o estilo para dentro da sua casa:
1. É para os grandes
Ninguém nunca faz uma decoração de vanguarda sem arriscar. No maxi-minimalismo é aquela ideia de ousar ou nem tentar fazer, principalmente quando o assunto é arte!
Quanto maior, melhor. Sabe aquela energia contagiante e ao mesmo tempo intrigante que se sente quando você olha para uma obra de arte abstrata enorme? Então, tente recriar essa sensação escolhendo uma gravura ou pintura bem grande, ou até crie um mural enorme na parede para dar aquele "up" no ambiente.
2. Feliz com cores
Graças ao minimalismo maxi, finalmente você pode dar adeus para as paletas de cores neutras. Usar móveis coloridos são uma forma ótima de dar doses de coolness ao ambiente. Adoro a idéia de um sofá colorido, com alguma cor primária e com almofadas simples, combinados com poltronas cor de rosa de design simples.
Renovar o seu espaço pode ser bem fácil, basta adicionar toques de cor com vasos e almofadas para dar alegria ao ambiente. Mas se você deseja fazer um makeover total na sua casa, com móveis novos e tudo mais, podemos sugerir algo colorido e cheio de curvas?
3. Como uma tela em branco
Não é só porque você quer adotar a tendência do maxi-minimalismo que significa que você precise repintar as suas paredes. Se tem uma coisa que eu posso te afirmar é isso: as paredes brancas estão aqui para ficar.
Como o centro dessa tendência é a arte você pode conseguir dar aquela cara de galeria exibindo obras de arte contrastando com a tela em branco que é uma parede branca. No entanto, se você deseja paredes que impressionam, te indico focar em uma ou duas paredes de destaque que possam se sustentar por conta própria.
4. Mostre suas coisas...
Quando se ouve a palavra "minimalismo", normalmente se supõe que não há lugar para objetos de lembrança e de coleção na decoração, certo? Pense de novo. O maxi-minimalismo não apenas exige que você deixe os seus objetos a mostra, como também de ajuda a deixar esses elementos organizados.
Deixar uma área dedicada aos seus objetos, em vez de espalhá-los, diminui da confusão visual e dá a sensação de um espaço organizado, além de ser uma forma legal de mostras as suas peças preferidas. Apenas certifique-se de manter as outras áreas daquele ambiente mais clean, para intencionalmente criar um contraste.
5. …Sempre decore com planejamento
Claro, que tudo isso não significa que você possa fazer qualquer coisa no seu décor. No final do dia, o minimalismo maxi ainda é minimalismo, por isso é importante ser estratégico sobre a composição da sua decoração.
Esta, de verdade, é uma tendência para todos, mas a chave para conseguir realizá-la é a intenção. Evite criar gallery walls muito grandes ou adicionar muitos elementos para decorar. Quanto a arte, móveis e elementos de design, escolha aqueles que são simples, mas impactantes.
1 comment