Utilizar padronagens, esculturas e cerâmicas étnicas é um jeito de trazer um pouco da cultura de outros lugares do mundo para a sua casa. O estilo étnico já faz parte do repertório do décor já faz algumas décadas, desde os anos 60/70 quando as estampas estiveram em alta, e agora voltaram a um protagonismo.
As padronagens, que podem ter origem indígena, africana ou até asiática, tiram os ambientes da monotonia e podem dar uma cara nova pra decoração.
Você pode utilizar essa tendência em papéis de parede, mantas, almofadas, tapetes e itens decorativos. É possível fazer um mix de estampas étnicas diferentes porém é preciso ter cuidado para não virar um carnaval. É preciso observar também os outros elementos do ambiente e compor de maneira harmoniosa.
O estilo étnico pode trazer alegria e cor para ambientes mais rústicos, contemporâneos e até os clássicos. Existem estampas mais fáceis de combinar, em preto e branco, e também existem as mais coloridas e chamativas, mas que podem entrar facilmente em ambientes mais neutros.
Além das estampas étnicas para compor um ambiente com estilo étnico você pode utilizar cerâmicas com pinturas, telas e esculturas com motivos tribais. O estilo nada mais é do que uma mistura de influências e da riqueza das culturas. Normalmente resulta em ambientes alegre e exóticos, com uma leveza e frescor.
Existem outros estilos que se relacionam bastante com o estilo étnico. O Slow Living, o Boho e o Jungalow são estilos de decoração com um toque de etnia. Clica pra ver!!