Na moda, nas artes e na arquitetura todo mundo sabe que os estilos bombam, depois cansam e somem e eventualmente acabam voltando. É cíclico!
Pois um estilos dos anos 80, um dos mais escandalosos, o Memphis Style, está dando sinais de que está voltando. Você conhece?
O Memphis Group foi um grupo italiano criado por designers na década de 80 em Milão. Inspirados por estilos com o Art Deco, a Bauhaus e o movimento Pop Art, o grupo produziu mobiliário, tecidos, cerâmicas e esculturas de 1981 até 1988. O movimento estava reagindo a “austeridade” do modernismo e do minimalismo. Enquanto Mies van der Rohe usava metal frio e couro com preço exorbitante, o Memphis queria produzir mobiliário em plástico colorido.

















Assim como no passado talvez esteja acontecendo uma reação, um protesto, ao estilo que é o dominante do momento. Talvez tenhamos chegado em um pico do Mid-Century Modern, onde aquela mobília elegante, de “bom gosto”, tenha começado a parecer tudo igual. Além disso, parece que todos os espaços como cafés, boutiques, coworkings, todos os lugares tem Subway Tiles brancos, mesa tulipa Saarinen e cadeiras Eames. Será que já não cansou essa mesmice? É nesse cenário que o Memphis Style chega na “voadora”, chutando o pau da barraca e fazendo a maior zoeira.



No Memphis Style o uso de cores primárias, color blocking e elementos gráficos dominam a cena. O mobília passa de um estilo rígido, linhas retas para móveis com linhas orgânicas e que, às vezes, nem parecem fazer sentido. A ideia é ser radical, divertido e extravagante. Uma mistura entre a paleta de cores do Pop Art, a geometria do Art Deco e a estética meio brega dos anos 50.
2 comments