O minimalismo reinou soberanamente nos últimos anos graças à sua sensibilidade chique e efforless. Mas nós estamos ansiosas para ver um estilo de decoração e arquitetura de interiores mais exuberante, mais chamativa e mais arrojada em 2019. O maximalismo chegou e se recusa a ser ignorado, então se prepare para o "mais é mais" que vem pela frente e abrace essa tendência cheia de personalidade.
O maximalismo é exatamente o oposto do minimalismo. O maximalismo é uma explosão de cores, estampas, texturas e estilos diferentes em um só ambiente ou na casa toda se quiser mergulhar de cabeça. Apesar de parecer, a primeira vista, uma combinação desordenada, eclética e descombinante de decoração, esse estilo está longe de combinar aleatoriamente todos os elementos e cores da decoração. Quando feito certinho, o espaço maximalista se mantém coeso, aconchegante e super confy. Com ele simplesmente não existe o medo de experimentar e combinar cores fortes, obras de arte, objetos statement e vários estilos. E o resultado de tudo isso é um décor aconcegante, cheio de vida, memórias e objetos interessantes e cativantes.
O motivo pelo qual o maximalismo vem crescendo como uma tendência de design de interiores é a necessidade e a vontade de a nossa casa conter memórias, de uma arquitetura com significado. Na verdade sempre esteve na moda colecionar memórias com objetos de decoração, mas nós estamos vendo o maximalismo emergir mais ainda agora. Cada vez mais pessoas estão usando obras de arte, objetos de decoração e itens de design para criar espaços maxi, misturando com peças vintage, objetos únicos muita mistura de estampas, texturas e cores. A mentalidade do mais é mais chegou pra ficar.
Se você é adepta ao minimalismo, esse estilo pode ser demais pra você. O principal fator para se ter em mente e evitar se sentir sobrecarregado é a organização, pois quando muita coisa está acontecendo visualmente ao mesmo tempo, é fundamental organizar e agrupar as coisas de forma a desobstruir e organizar o ambiente.
Se inspire para dar vida para a sua casa com um estilo de design e decoração mais experimental, exuberante e alegre. Anotando as nossas dicas (garantimos que seguindo elas você não vai errar) para compor uma decoração maximalista na sua casa.
É tudo sobre as camadas
Como em qualquer espaço interno, o ideal é começar com o ambiente limpo e depois construir camadas a partir daí. Você pode usar os mesmos princípios quando vai decorar um espaço maximalista e um minimalista: comece com o básico e siga a partir daí.
Apenas no lugar de adicionar um ou dois elementos de decoração, como algumas almofadas e talvez uma tinta na parede, o maximalismo geralmente envolve empilhar as camadas de forma um pouco mais complexa e dramática. Isso significa mix de estilos e de cadeiras, mesinhas diferentes e vários tapetes, por exemplo. Todo o resto vai começar se encaixar quando você começar a adicionar cortinas, obras de arte, elementos de design, iluminação e acessórios. Apenas continue!
Entretanto, empilhar camadas não simplesmente acontece do nada. Você tem que pensar com cuidado em tudo, na escala, na cor, na posição, na textura, etc.
Coloque na cabeça: mais é mais.
Eu definiria maximalismo como mais é mais. Embora esteja longe de ser um acervo, os espaços maximalistas tendem a apresentar mais elementos de decoração, seja uma coleção de cadeiras vintage, tapetes coloridos ou papel de parede ou obras de arte. Entretanto, existem armadilhas bem comuns que fazem com que um espaço com décor maximalista vá rapidamente do intimista, cheio de significado e aconchegante para um ambiente mais avassalador, desorganizado e confuso.
O erro mais comum que nós podemos ver é quando as pessoas usam muitos conjuntos ou coleções da mesma coisa em um ambiente só. Você deve dar um passo atras e realmente pensar e avaliar o que você vai manter na sua casa e o que você vai deixar de fora. Porque tudo não dá, a chave é sempre o equilíbrio. Por exemplo, se você tem uma enorme gallery wall , que nós já falamos e amamos por aqui, e um mix de estilos no mobiliário da sua sala de estar, não exagere muito nas almofadas, tapetes, camadas e acessórios. Procure algum aspecto da decoração para deixar mais limpo.
Experimente com arte
A arte é um aspecto forte de um espaço maximalista, principalmente em forma de gallery walls. E de novo: nós amamos. Composições ousadas com um mix de molduras de vários estilos e obras de arte coloridas chegaram tão forte e estão tão presentes no design de interiores que esse tipo de composição pode quase ser considerada um papel de parede.
Para chegar no estilo marcante que é o maximalismo, você deve começar buscando obras de arte que falem com você, seja de galerias de arte, pequenos artistas ou até mesmo de bons antiquários com peças vintage. Quando encontrar peças com as quais você se conecta, você poderá criar uma gallery wall única, que represente o seu gosto pessoal, estilo e personalidade.
Claro, uma gallery wall não é a única forma de incorporar arte em um espaço. Você também pode selecionar um ou dois quadros maiores para pendurar na parede ou até mesmo obras menorzinhas e mais enxutas penduradas nas paredes ou apoiadas em prateleiras para dar aquela vibe efforless ao ambiente.
Vai de vintage
Quando se trata de fornecer as peças perfeitas para compor uma sala inspirada no maximalismo, o que nós sugerimos pra vocês e pros nossos clientes do studio OH é que vocês partam dos elementos que já possuem. Depois vocês podem fazer compras em antiquários e lojas que tenham mobiliário e objetos antigos e vintage, eles podendo ser desde um sofá e uma sala de jantar completa, até um quadro ou jogo de copos e pratos. Essa é uma forma infalível de fazer com que o visual da sua casa pareça colecionado, curado e único.
Sim, se você acha que esse estilo de decoração parece bem parecido com o estilo eclético, você não está errada. Mas nós vamos te explicar agora a diferença entre eles. Ambos misturam e combinam os elementos e objetos de forma semelhante, mas nós diríamos que o maximalismo começa quando a decoração eclética termina. Com o maximalismo você continua acrescentando camadas e elementos até que cada parede e cada cantinho do espaço seja preenchido com decoração.
Mantenha um elemento coeso
Embora possa parecer que espaços maximalistas podem sair do controle com tantos estilos e elementos diferentes de decoração, existem várias maneiras de manter esse estilo sob controle. A nossa dica é ter um elemento que mantenha a decoração coesa em todas as camadas, pois isso evita que o décor fique confuso.
Nós somos grandes fãs de misturar cores, texturas e estampas, mas os espaços maxi tendem nos levar ao limite. Com a intensão de manter o espaço coeso, nós nos concentramos em peças que trabalham juntas para unir a decoração do ambiente, bem como formas de eliminar a bagunça. Os nossos espaços preferidos com decoração maxi são aqueles que priorizam a função e só depois pensam em cor, estampas e agrupamentos para criar a experiência que você deseja.
4 comments