Atenção, por favor: aquele momento do ano em que o mundo do design para para descobrir qual vai ser a cor queridinha do ano chegou! A Pantone acaba de anunciar a sua cor do ano pra 2020… essa cor é o Classic Blue. Um tom de azul arrojado, que de alguma forma parece atemporal e totalmente novo, ao mesmo tempo. Não era mais do que o esperado, que as pessoas por trás do roxo berinjela de 2018 e do coral chamativo do ano passado iriam criar um outro tom eletrizante.
O projeto da Cor do Ano sempre significou para a Pantone educar os seus seguidores e usuários sobre o poder da cor, para que assim eles possam começar a tecer uma história em torno da cor. Esse ano, O Classic Blue (Azul Clássico em português), a proposta era que ele nos inspirasse e nos conectasse com a cor de uma forma diferente e mais profunda, para enxergarmos as cores de novas formas; formas menos convencionais.
Essa escolha é especialmente pungente porque define o tom para toda uma nova década. “Estamos vivendo em um tempo que exige confiança e fé”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. “É esse tipo de constância e confiança que o Classic Blue expressa.” Não podemos deixar de notar que ele possui, também, uma semelhança incrível com outra tendência de cor que vem ganhando força: o Yves Klein Blue, um tom de azul igualmente vibrante que vemos em todos os lugares desde a feira de design do ICFF e da London Design Week.
Classic Blue
O Classic Blue é um tom azul atemporal e elegante e simples, que lembra o céu ao entardecer. É uma cor capaz de ancorara sua paleta de cores, pois é versátil, cheia de personalidade que te permite trabalhar com diferentes texturas, acabamentos e revestimentos. Como você já consegue perceber é uma cor muito fácil de combinar. Além disso, o Pantone Classic Blue dá uma sensação de tranquilidade e paz de espírito, ajudando na concentração e no equilíbrio dos pensamentos.
As vezes decorar com uma cor ousada e chamativa não é tão fácil assim, por isso vou compartilhar com você minhas melhores dicas sobre como decorar com esse tom simples e vibrante de azul. Te prometo que você vai querer pintar a sua casa todinha de novo!
Dê Drama para sua Sala de Jantar
Uma ótima ideia é usar um tom de azul royal escuro em espaços íntimos, como fez o Night Palm Studio. As paredes em um tom escuro e intimista é equilibrado pela escolha do mobiliário e objetos de decoração, como a luminária pendente e o carrinho de bar dourados e a mesa de jantar com tampo em mármore. A sala fica sofisticada e exuberante com a mistura de texturas e tons quentes como o terracota.

Faça um espaço pequeno brilhar
O Classic Blue também lembra muito o Jardin Majorelle, em Marrakech, onde vemos como um azul, mesmo que exuberante, quando bem utilizado, pode deixar o espaço sofisticado e moderno. Um tom de azul assim fica lindo em um hall de entrada, nas paredes de um banheiro ou até nos armários da cozinha. Entretanto, como a inspiração surgiu do Jardim Majorelle, não combine a cor com detalhes em branco. No lugar disso, crie um tom sobre tom, com um azul um pouco mais escuro, ou vá com um visual monocromático. Não importa o tamanho do ambiente, você sempre consegue criar uma decoração statement.
Se você realmente possui muito pouco espaço, você pode utilizar a cor para destacar uma lareira, o teto, um duto aparente ou qualquer outro elemento arquitetônico do ambiente. Dessa forma, você pode tornar um elemento sem graça ou desagradável em objeto de destaque, deixando o décor mais divertido.
Entre na vibe dos anos 70
Essa abordagem da uma reviravolta na cor clássica: Estamos acostumados a ver essa cor em um espaço tradicional, mas quando combinada com um tom de laranja coral, você cria um contraste digno dos anos 70 modernos. Um excelente exemplo é a almofada laranja sobre a cama, em um quarto praticamente todo azul, do Firehouse Hotel. Inove e vá à loucura com uma paleta de cores contrastante e a combine com móveis grandes e robustos para homenagear essa década.

Para você entrar de cara nessa tendência selecionamos móveis e objetos de decoração com a cor mais esperada do ano:
1 comment